top of page

Sono e Aprendizagem, qual é a relação?

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Mãe, só mais um pouquinho.... Geralmente é isso que escutamos ao mandarmos os filhos para cama, não é mesmo?! Dependendo da idade a resposta pode ficar diferente, mas a essência terá sempre o mesmo objetivo: postergar ao máximo a hora de dormir. E "esse mais um pouquinho" todos os dias, pode ser muito prejudicial e resultar num problema, inclusive contribuir para algumas dificuldades de aprendizagem.



O sono não é apenas um momento necessário de descanso físico, seja criança, adolescente, jovem ou até adultos, todos precisam ter suas horas de sono respeitadas, criar uma rotina que adeque vários critérios é tão importante quanto. Ter uma rotina e respeitar as horas de sono é essencial para qualquer fase do desenvolvimento na vida do ser humano.


A rotina ajuda a criança a ter disciplina, respeitar horários, aprender limites, compreender seu relógio biológico, se alimentar adequadamente, fazer atividade física e colabora com a criação de hábitos que serão fundamentais durante toda a sua vida.


Já a privação de sono repetida ou crônica, tem impactos muito nocivos para o organismo. Todo organismo necessita de um bom funcionamento para uma vida saudável. Quando uma criança ou um adolescente estão com privação de sono o organismo responde de maneira alterada, causando vários prejuízos à saúde física e mental. Alguns sintomas logo surgem e são fáceis de observar como irritabilidade, tristeza, falta de atenção, falha de memória, cansaço e/ou abatimento físico, falta de apetite, baixa no sistema imunológico e até risco de desenvolver doenças.


A falta de sono reflete diretamente na aprendizagem, o sono é controlado por áreas cerebrais responsáveis pela produção de hormônios e neurotransmissores que possuem um papel fundamental na aprendizagem. Nosso corpo é como uma máquina e assim como uma, tem funções específicas para seu perfeito funcionamento. O cérebro necessita da quantidade certa das horas de sono para processar junto com outros mecanismos uma perfeita integração que contribui diretamente na aprendizagem. Dormir à noite libera hormônios e conectam neurônios que nos ajudam com nosso processo de ensino aprendizagem, para que nossa mente processe as memórias e todo aprendizado que tivemos durante o dia.


Se seu filho(a) tem apresentado esses sintomas, procure um médico, fora a falta de rotina, ele pode estar com baixa produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, muito comum em crianças com autismo.


Patrícia Costa

CRP:05/15718

43 visualizações

Comments


bottom of page