Avaliação dos Marcos do Desenvolvimento Infantil
Os Marcos do Desenvolvimento são referências utilizadas para acompanhar o crescimento infantil integrando um conjunto de habilidades e competências característicos de cada fase e área do desenvolvimento, seja na linguagem, na motricidade, na cognição e no aspecto socioemocional.
As avaliações são feitas através de anamnese para coletar dados e informações importantes trazidas pelos pais ou responsáveis da criança. Também são aplicados protocolos, escalas e inventários internacionais validados no Brasil e de excelência no mercado, compilando todos os resultados obtidos em relatórios de acompanhamento e Programas de Ensino Individualizados que serão aplicados na criança colaborando com uma intervenção direcionada para seu desenvolvimento, seja na clínica ou na escola.
Abaixo ilustro dois protocolos: Bayley - III e VB-MAPP conhecidos internacionalmente como Referência Padrão Ouro. No entanto, são protocolos mais extensos e que demandam uma aplicação mais longa, seguindo na mesma linha temos o Portage e o ABLLS-R, dentre outros. Existem também alguns protocolos de referência que otimizam o tempo e acabam sendo mais utilizados pelo fato de terem sua aplicação liberada para pais e professores como é o caso do Denver II, e do M-Chat-R-F.
A Escala de Desenvolvimento Bayley- III é um protocolo considerado PADRÃO OURO. Ele é utilizado por vários profissionais da saúde como psicólogos e médicos na avaliação e rastreio dos marcos de desenvolvimento em crinças de 1 a 42 meses de idade. Esse protocolo avalia uma escala com 5 domínios: Cognição, Linguagem expressiva e receptiva, Motricidade grossa e fina, Sócio Emocional e Componente Adaptativo.
Fui certificada pela Bobath Brasil.
O Guide Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program, conhecido por VB-MAPP e que traduzido na língua portuguesa significa: Avaliação dos Marcos do Desenvolvimento e Programa de Nivelamento, é um protocolo também bastante utilizado e conhecido por profissionais da saúde e da educação que trabalham com ABA (Applied Behavior Analysis).
O VB-MAPP propicia um direcionamento fidedigno e produtivo para rastrear e avaliar crianças com Autismo (TEA) ou outros transtornos do neurodesenvolvimento. Ele avalia 170 marcos, divididos em 16 domínios que abrangem crianças de 0 a 48 meses, incluindo as barreiras comportamentais que prejudicam o aprendizado.
O objetivo desse instrumento é identificar os déficits que a criança apresenta e que servirão como linha de base para a construção do PEI, com curriculos adequados ao desenvolvimento de cada criança.
Fui certificada pela Drª. Maria Carolina Martone e pelo Instituto de Educação e Análise do Comportamento.